Skip to content

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte. Dentre os inúmeros problemas patológicos que afetam os edifícios, um particularmente importante é o problema das trincas. As trincas possuem 3 aspectos principais: aviso de um eventual estado perigoso estrutural, comprometimento do desempenho da obra, e o constrangimento psicológico sobre os usuários.

A evolução da tecnologia dos materiais de construção e das técnicas de projeto e execução de edifícios evoluíram no sentido de torna-los cada vez mais leves, com componentes estruturais mais esbeltos, menos contraventados.

As conjunturas de países em desenvolvimento fazem com que as obras sejam executadas com velocidades cada vez maiores e com pouco rigor no controle dos materiais e serviços. Tais conjunturas criam ainda condições para que os trabalhadores mais qualificados sejam incorporados a setores industriais mais nobres, com melhor remuneração, em detrimento da construção civil.

Tais fatos, aliados a quadros mais complexos de formação deficiente de engenheiros e arquitetos, de políticas habitacionais e sistemas de financiamento inconsistentes e da inusitada fuga de recursos para atividades meramente especulativas, vêm provocando a queda gradativa da qualidade das nossas construções, até o ponto de encontrarem-se edifícios que, nem tendo sido ocupados, já estão virtualmente condenados. Para a solução de tais problemas, a experiência revela que as obras de restauração ou reforço são em geral muito dispendiosas; e o que é mais grave… nem sempre solucionam o problema de forma definitiva. Os encargos decorrentes dessas reformas desnecessárias representam também um grande ônus para a economia dos países pobres, onde, via de regra, há enorme carência de habitações, de materiais de construção, de mão-de-obra especializada e de recursos de uma forma geral.

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte? Conte com a W Lopes Engenharia para suas demandas.

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte

Para o eng. Pfeffermann, consultor do Centre Scientifique et Technique de la Construction, “as trincas podem não constituir um defeito na medida em que são a expressão, às vezes pode ser doloroso dizer-se, de uma nova era da construção; mas serão, se cruzarmos os braços sem nos esforçarmos para encontrar uma solução”. No caso brasileiro, parece recomendável a busca dessa solução, pela classe dos engenheiros e arquitetos, pelos poderes constituídos e pela sociedade como um todo, no sentido do aproveitamento otimizado dos nossos poucos recursos e da não transferência aos usuários dos edifícios de problemas crônicos que percutirão e elevados custos de manutenção; caso contrario, continuará a sociedade brasileira malbaratando esses poucos recursos, construindo obras cada vez com pior padrão de qualidade e, em contrapartida, contribuindo para a formação dos maiores especialistas do mundo em patologia.

Entre os técnicos e empresários que atuam na construção civil, as fissuras são em geral motivo de grandes polêmicas teóricas e de infindáveis demandas judiciais, onde em ciclo fechado os diversos intervenientes atribuem-se uns aos outros a responsabilidade pelo problema, enquanto o ônus financeiro dele decorrente acaba sendo assumido quase sempre pelo consumidor final. “Aos olhos do leigo em construção a fissura constitui um defeito cujo responsável é o arquiteto, o engenheiro, o empreiteiro ou o fabricante do material. Entretanto… desde as origens da construção, as fissuras sempre existiriam , pois elas são consequências de fenômenos naturais.”

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte? Conte com a W Lopes Engenharia para suas demandas.

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte

As trincas podem começar a surgir, de forma congênita, logo no projeto arquitetônico da construção. O simples fato de reconhecer-se que as movimentações dos materiais e componentes das edificações civis são inaceitáveis. Deve-se, sem dúvida, dar importância à estética, à segurança, à higiene, à funcionalidade e ao custo inicial da obra. Contudo não se deve esquecer que para projetar é preciso levar em conta alguns outros aspectos. Tais como custos de manutenção e durabilidade da obra, diretamente relacionados com o maior ou menor conhecimento que o projetista tem das propriedades tecnológicas dos materiais de construção a serem empregados.

Do ponto de vista físico um edifício nada mais é do que a interligação entre diversos materiais e componentes. É muito comum especificarem-se nos projetos componentes “bons e resistentes”, não se dando maior cuidado aos elementos de ligação. É esquecido, frequentemente, de que um sistema de juntas às vezes é indispensável para que os componentes apresentem o desempenho presumido. Segundo Baker, é uma falácia muito comum referir-se a materiais de construção como bons ou ruins, duráveis ou não duráveis e resistentes ou não resistentes, como se essas fossem propriedades inerentes dos materiais.

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte

Na realidade, esses termos são muito relativos: a durabilidade do material está diretamente relacionada às condições de aplicação e de exposição. Por outro lado, não existe nenhum material infinitamente resistente. Todos irão trincar-se ou romper-se sob ação de um determinado nível de carregamento.

Incompatibilidades entre projetos de arquitetura, estrutura e fundações normalmente conduzem a tensões que sobrepujam a resistência dos materiais em seções desfavoráveis, originando problemas de fissuras. No Brasil há falta de diálogo entre os autores dos projetos mencionados e os fabricantes dos materiais e componentes da construção. Assim, projeta-se fundações sem considerar se a estrutura é rígida ou flexível, calcula-se estruturas sem considerar os sistemas de vinculação e elasticidade das vedações. Assim como projetam-se vedações e sistemas de piso sem a consideração da ocorrência de recalques diferenciados e das acomodações da estrutura.

 

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte? Conte com a W Lopes Engenharia para suas demandas.

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte

Partindo-se muita vezes de projetos incompatíveis ou mal detalhados, considerando-se ainda a interferência de todos os projetos das instalações, as falhas de planejamento, a carência de especificações técnicas os projetos das instalações, as falhas de planejamento, a carência de especificações técnicas, a ausência de mão-de-obra bem treinada, a deficiência de fiscalização e, muitas vezes, as imposições políticas de prazos e preços é certo com um pouco de exagero, as ocorrências de fissuras, destacamentos, infiltrações de água e outros males aparecem ser fenômenos perfeitamente naturais, talvez mais naturais do que aqueles a que se referiu Rambert.

No Brasil, com algumas exceções, não se tem notícia da compilação de dados sobre as origens dos problemas patológicos e suas formas de manifestação. Na Bélgica, efetuou-se pesquisa com base na análise de 1.800 problemas patológicos. Chegou-se à conclusão de que a maioria deles originava-se de falhas de projeto (46%),  falhas de execução (22%) e qualidade inadequada dos materiais (15%). No tocante às fissuras, conclui-se que as causas mais importantes eram a umidade, deformabilidade das estruturas, movimentações térmicas, recalques diferenciados e movimentações higroscópicas.

A falta, entre nós, do registro e divulgação de dados sobre problemas patológicos retarda o desenvolvimento das técnicas de projetar e de construir. Este fato provoca o cerceando principalmente aos profissionais mais jovens a possibilidade de evitarem erros repetidos inúmeras vezes no passado.

 

 

Perícias de Engenharia bairro Barroca Belo Horizonte? Conte com a W Lopes Engenharia para suas demandas.

Ficou com alguma duvida? Para mais informações nos consulte:

https://w-lopes-engenharia-ltda.negocio.site/?m=true

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Chamar no Whatsapp.
Estamos online!
Engenheiro da W Lopes
👷Olá.
Como posso te ajudar?